login:
senha:
o que é o ivox?
Todas as Categorias
home : mídia : filmes : comentários de membros
  Ainda não é usuário? Cadastre-se
  Esqueceu a senha?
 OPINIÃO
MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral 

Sobre: Matrix 

De: marinox Membro de destaque

Nota:  5,0

Avaliação:opiniã altamente recomendada
ver opiniãover opinião
 SOBRE O AUTOR
Nome: Marinez Lucena de Medeiros
Membro de destaque
Membro desde: 06/04/2000

Total de opiniões: 44

Total de visitas: 17931
ver perfilver perfil
 COMUNIDADE

Opiniões
mais populares
mais recomendadas
mais recentes

Itens
mais recentes
mais recomendados
mais populares
 INFORMAÇÕES
O que é o Ivox
Como funciona o Ivox
Como emitir uma opinião
Perguntas mais freqüentes
Fale conosco
Ajuda
COMENTÁRIOS  DOS  MEMBROS
Concordo com vc, mas... (01/07/00)
De: jmarquesrj  responda a este comentário

Oi, Marinez ! Concordo qto a lavagem cerebral totalmente. Na 1a vez q vi Matrix no cinema, a platéia entrou muda e saiu calada da sala, assustada. Durante o filme percebia-se uma aura de espanto sobre todos. Na 2a vez q vi no cinema, o povo nao ficou quieto, vibrando a cada golpe, a cada efeito especial. E é nessa questão que discordo um pouco da sua opinião. Vc disse que os efeitos são bons, mas não espetaculares... Mas esses efeitos são simplesmente um divisor de águas em efeitos de filmes de ação. Veja Missão Impossível 2 e vc verá uma amostra do "Matrix Way of Fight". E para filmar aquilo não foi nada simples ! Foram necessárias inúmeras câmeras, trilhos, e muito esforço dos atores (teve alguém até que quebrou a costela!!!). Sem contar que tudo isso era feito em um estúdio e depois anexado a um cenário, sem a gente se dar conta disso... Matrix foi para mim um grande filme em todos os aspectos, o engraçado é que só achei isso na 2a vez que vi...
re:MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (10/07/00)
De: Audactor  responda a este comentário

Marinox, tem uma visão be clara da sociedade, e de como as pessoas se comportam, ralmente acredito que aqueles que realmente tenham prestado atenção ao filme possam sair com a perguinta...será? Discordo apenas do quesito efeitos especiais, alguns dos efeitos utilizados são o que há de mais moderno, diga-se a cena das lutas no ar, e do desvio das balas. Mas realmente a opinião reflete claramente a mensagem do filme.
re:MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (22/08/00)
De: LIKO  responda a este comentário

Olá! Vi que você me por na sua lista de confiança e resolvi te agradecer por isso, tambem aproveitei pra ler algumas opiniões suas, são bem interessantes! Bom é isso,tudo de bom pra você.
Concordo contigo. (22/08/00)
De: dandan  responda a este comentário

Isso que vc falou me bateu logo após eu ter visto o filme. Mas atualmente, depois de eu ter visto o filme mais meia dúzia de vezes, o que mais me emociona e me faz pensar nesse filme é a hipótese de que, no fundo, o Neo só se torna realmente o Escolhido por causa da Trinity. Parece que no final o amor se tornou a maior das forças dele. Eu choro toda vez com esse final. É realmente muito bonito.
re:MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (23/08/00)
De: adilsond  responda a este comentário

Realmente o que você falou faz muito sentido. A primeira vez em que o filme em video fiquei impressionado com os efeitos especiais e também pelo enredo que nos traz duas realidades: Uma que vivemos e a outra produzida pela Matrix que o Neo descobre quando toma a pilula e é, literalente, desconectado desta realidade. E tem também alguma relação com alguns regimes do tipo "ditaduras", que pode ser refletido nos agentes que estão sempre em busca dos rebeldes, como a Trinity, o Morpheus, Neo, Mouse e muitos outros que sairam da realidade da Matrix, tanto dentro como fora desta realidade. Tudo para que a humanidade não saiba sobre o que é a Matrix. Eu tinha esquecido da cor da pilula :-) Mas, já encontrei uma assinatura de e-mail que pode refletir bem essa duvida. É mais ou menos assim: "Assistiu Matrix? - Tomou a tal pilula e esta saindo do casulo?" Toda vez que vejo isso me faz pensar no filme e na possiblidade de, quem sabe, abrir os olhos e ver essa outra realidade.
A luz no fim do túnel (23/08/00)
De: darc7  responda a este comentário

O filme Matrix, vem de encontro aos pensamentos que a algum tempo tem amadurecido em minha cabeça, aquela coisa de não querer que alguém me diga o que é certo ou errado, de achar que os Deuses e Diabos não passam de Papais Noéis dos adultos, as muletas para se poder responsabilizar a um ou a outro pelos sucessos ou fracassos que colhemos em nossas vidas. Não acredito mais em Govêrnos, Deuses, Gurus ou Papas, pois assumi que minha vida e das pessoas que amo dependem exclusivamente da minha força e da disposição com que encaro as dificuldades. Se cuido bem de meus filhos, tiro menores carentes das ruas, se não dou esmolas desestimulo os pedintes, se sou uma pessoa decente, sou menos um problema para a sociedade.
re:MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (24/08/00)
De: marindia  responda a este comentário

Eu acho o seguinte Matrix não é um filme para se pensar a realidade nem tão pouco a virtualidade. Não é filme de polêmica. É um filme de entreterimento ! Puro entreterimento Hollywoodiano! Efeitos Especiais! É tipo a montanha russa...sente-se e deixe levar!!!Uhuuuuuuu!! Hehehehe! Você sai com uma estranha sensação...tipo que você viajou na batatinha ou na maionese. Sensação estranha mas legal. Matrix é um filme que prova que tudo na telinha pode ser feito e possível, mesmo que o enredo seja o mais bizarro...ou que ele tenha o puro interesse de se colocar efeitos especiais...eu achei sensacional!! Mereceu os 4 Oscars...mas eu acho que algumas pessoas não entendeu que o filme era pra tipo pra você ver um video-game!
re:MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (29/09/00)
De: jhandrade  responda a este comentário

Finalmente um comentário a altura desta "pérola cinematográfica"! Magnífico!
Dúvida Real (15/10/00)
De: DPS  responda a este comentário

Primeiramente boa noite, hoje eu ia escrever minha opinião sobre o filme matrix mas quando eu vi os seus comentários sobre o filme vi que td o que eu gostaria de escrever vc já tinha escrito de forma perfeita e exata,então por isso te parabenizo pelo exelente ponto de vista e por ter se interesado em um filme que poucos entenderam da forma que nós consiguimos entender. Parabéns
re:MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (31/12/00)
De: b4dgod  responda a este comentário

Como sempre Marinez você foi infalível em seus comentários. O mais engraçado é que antes de assitir o filme um conhecido certa vez me disse: "Agora eu entendo tudo! Você precisa ver esse filme". Após assistir o filme eu fiquei pensando o que diabos ele tinha entendido tudo pois eu estava me questionando a respeito de vários aspectos e ele depois de ver o filme havia entendido tudo? Penso eu que não exista alguém capaz de acreditar cegamente no filme a ponto de entender tudo. Então fica a pergunta, posso eu assitir o filme Matrix e dizer "Agora eu entendo tudo"?
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (15/03/01)
De: atadrad  responda a este comentário

Não acho que uma versão atual do "Mito da Caverna" de Platão seja uma lavagem cerebral.
O fato de utilizar uma linguagem modernista não faz do filme inferior e não significa que o mesmo intencione fazer algum tipo de indução.
O que temos é uma metáfora da relativização da "realidade". O questionamento tem uma história de mais de dois mil anos de incompreensão. Se Sócrates foi condenado à morte por envenenamento por questionar a realidade e os valores estabelecidos em sua época, por que hoje seria diferente?
Concluo lamentando que as pessoas não estejam abertas ao raciocínio e à reflexão, além de estarem despreparadas para compreender uma metáfora de um filme...
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (30/08/01)
De: mdfav  responda a este comentário

SUA OPINIÃO, ATRADAD, DEIXOU -ME PERPLEXA
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ.ASSISTI O
FILME 03 VEZES E QUERO COMPRAR A FITA.È UMA
VISÃO MAGNIFICA DE UMA REALIDADE FICTICIA
DO NOSSO MUNDO,ONDE A CADA DIA AUMENTA COM
IMENSA VELOCIDADE A TECNOLOGIA.DIZER QUE
MATRIX NÃO IMPRESSIONA SERIA UTOPICO, MAS
HÀ MUITOS FILMES QUE TENTAM RETRATAR O QUE
MATRIX O FAZ COM PERFEIÇÃO.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (05/06/01)
De: malvba  responda a este comentário

Realmente este específico filme, se não tomar cuidado, mexe com a mente. A possibilidade de haver um mundo real e outro virtual nos controlando, é simplesmente dantesca.
Prefiro analisar mediante Freud, ou Metafisicamente, pois, se for um dia real, ou se já é, é um ABSURDO.
Concordo com a visão fantasmagórica de Marinez, pois muitos podem achar tolice, mas, se analisarem à fundo, verão que não estamos longe disto.
Malvba.
matrix-nunca sera uma lavagem cerebral!!!!! (05/08/01)
De: doozee  responda a este comentário

comcordo com vocÊ que matrix é um filme que nos faz questionar nossa existensia mas seria impossivel alguem chegar a ponto de acreditar naquilo.Exatamente porque matrix briga contra nossa natureza!!!!por exemplo no filme quando alguem come um frango na realidade estaRIA COMENDO UMA "SOPA" e apenas pensaria estar comendo m frango certo????? mas nem se voce quizesse voce acreditaria nisso porque nosso extinto natural algo que nem sempre conseguimos controlar e que eh muito mais forte que a força de vontade de qualquer um , diz que aquilo é real!!!
desculpem os erros de ortografia!!!!
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (04/11/01)
De: roedor  responda a este comentário

Ficção ou realidade?
bom, levamos em conta o seguinte, dependendo da idade de quem esteja lendo isto, quem não saiu do cinema apos ver Mad Max (I, II e III), vontade de pegar seu carro e desbravar retas imaginarias, apos ver Blade Runner, como seria o futuro e sem contar Higlander que poderias ser imortal....
Bom, a verdade (se bem que não sou muito indicado a falar), nos homens vivemos porque sonhamos, a mente tem que funcionar para que de condiçoes de que um dia algo disto possa seja verdade, sera muito mais facil a aceitação deste fato. Quem numca imaginou o que Arquivo X possa ser verdade??? ou sera que ja é??????
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (20/11/01)
De: laffa  responda a este comentário

Touché! Já estava perdendo a fé no interesse das pessoas pela Filosofia. O Mito da Caverna e a metáfora Matrix são brilhantes! Muito mais que efeitos especiais, muito mais que violência e morte - marca registrada de 8 entre 10 filmes de Hollywood - matrix desafia a inconsciência e a fé nos sentidos físicos. Convida à reflexão e a investigação, se me permitem a liberdade lingüística, autista da alma humana (ou sobre-humana). Não para por aí, pois a fé no super-herói também é de fato evidenciada na figura do impossível NEO. Uma profusão de crenças e pressupostos são demonstrados à penumbra da filosofia platônica e suas evoluções ou revoluções. É interessante perceber como a maioria das pessoas não se dá conta da incrível aventura diária que passa pela aculturação, domínio ideológico, orientação subliminar e pelo principal tema do filme que é o desvio da atenção objetiva que impede que o inconsciente se manifeste. Somos dicotômicos com uma atenção física capaz de impedir que o inconsciente se manifeste e opte por outra realidade. Para isso somos constantemente bombardeados com estímulos sensoriais, conceitos fáceis e para que nos esqueçamos de pensar. Estes estímulos sensoriais são o açúcar para adoçar a dura realidade que nos impele ao consumismo, que sugere a normalidade das classes sociais, que imputa a culpa ao desempregado enfim, que cria uma realidade que não existe de fato mas apenas na construção com a qual colaboramos. Nossas escolhas são de muitas maneiras manipuladas e perdemos a noção de que não escolhemos nada. Estas escolhas que fazemos são previstas estatísticamente e são cada vez mais previsíveis. A globalização é a última barreira a ser vencida pelos grupos que controlam o poder no mundo. O sonho de uma enorme e maravilhosa Shangrilá onde todo mundo acha que pensa diferente, mas reage igual, deseja igual e aspira igual é o objetivo dos enormes monstrengos Multinacionais que fazem exatamente o que as máquinas em Matrix fazem: nos exploram e nos dão uma realidade com opções muito bem marcadas e controladas. Claro que existem chaves para o descontrole: uma delas é acabar com as pílulas vermelhas disponíveis na forma de filmes-alerta, Universidades e ensino geral de qualidade, literatura, música, manifestações desse inconsciente a quem ninguém mais dá ouvidos, pois a televisão, o cinema de estimulação sensorial, a rádio que toca música-lixo, o discurso economico-religioso de padres e bispos não pára, não nos deixa um minuto para pensar, para refletir sobre as muitas realidades possíveis e as escolhas que desejamos fazer de fato e as que nos são impostas com cara bonita e com irrestível poder sedução.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (20/11/01)
De: laffa  responda a este comentário

Touché! Já estava perdendo a fé no interesse das pessoas pela Filosofia. O Mito da Caverna e a metáfora Matrix são brilhantes! Muito mais que efeitos especiais, muito mais que violência e morte - marca registrada de 8 entre 10 filmes de Hollywood - matrix desafia a inconsciência e a fé nos sentidos físicos. Convida à reflexão e a investigação, se me permitem a liberdade lingüística, autista da alma humana (ou sobre-humana). Não para por aí, pois a fé no super-herói também é de fato evidenciada na figura do impossível NEO. Uma profusão de crenças e pressupostos são demonstrados à penumbra da filosofia platônica e suas evoluções ou revoluções. É interessante perceber como a maioria das pessoas não se dá conta da incrível aventura diária que passa pela aculturação, domínio ideológico, orientação subliminar e pelo principal tema do filme que é o desvio da atenção objetiva que impede que o inconsciente se manifeste. Somos dicotômicos com uma atenção física capaz de impedir que o inconsciente se manifeste e opte por outra realidade. Para isso somos constantemente bombardeados com estímulos sensoriais, conceitos fáceis e para que nos esqueçamos de pensar. Estes estímulos sensoriais são o açúcar para adoçar a dura realidade que nos impele ao consumismo, que sugere a normalidade das classes sociais, que imputa a culpa ao desempregado enfim, que cria uma realidade que não existe de fato mas apenas na construção com a qual colaboramos. Nossas escolhas são de muitas maneiras manipuladas e perdemos a noção de que não escolhemos nada. Estas escolhas que fazemos são previstas estatísticamente e são cada vez mais previsíveis. A globalização é a última barreira a ser vencida pelos grupos que controlam o poder no mundo. O sonho de uma enorme e maravilhosa Shangrilá onde todo mundo acha que pensa diferente, mas reage igual, deseja igual e aspira igual é o objetivo dos enormes monstrengos Multinacionais que fazem exatamente o que as máquinas em Matrix fazem: nos exploram e nos dão uma realidade com opções muito bem marcadas e controladas. Claro que existem chaves para o descontrole: uma delas é acabar com as pílulas vermelhas disponíveis na forma de filmes-alerta, Universidades e ensino geral de qualidade, literatura, música, manifestações desse inconsciente a quem ninguém mais dá ouvidos, pois a televisão, o cinema de estimulação sensorial, a rádio que toca música-lixo, o discurso economico-religioso de padres e bispos não pára, não nos deixa um minuto para pensar, para refletir sobre as muitas realidades possíveis e as escolhas que desejamos fazer de fato e as que nos são impostas com cara bonita e com irrestível poder sedução.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (03/02/02)
De: agfelix  responda a este comentário

Besteira!!! Tudo naun passa de besteira, é apenas um bom filme, com bons efeitos visuais e interpretações firmes do seus atores, e + : um roteiro pra la de original..

Obrigado e um abraço a todos...
Agnaldo Félix
Mais um comentário (05/02/02)
De: brunocrg  responda a este comentário

Realmente, Matrix pode ser dito como um filme que mexe com as opiniões, conceitos e valores de todas as pessoas que já o viram. Mas como muita gente já disse, Matrix é mais que um filme com efeitos especias impressionantes. Esse filme mostra a filosofia que é dificilmente vista em filmes de ação. A \"teoria\" da existência de mais de uma realidade é logicamente algo questionável, mas, no meu ponto de vista, a Matrix nada mais é do que a realidade na qual vivemos, sempre presos aos NOSSOS prazeres, medos e receios. Já o mundo fora da Matrix representaria a verdadeira realidade, aquela que não vemos, aquela que fica nas entrelinhas da nossa vida e que, quando percebida, nos aproxima da liberdade tão sonhada, mas que pode ser tão ou mais terrível que a realidade que vivemos. Existem outros pontos que todos podem notar também como, por exemplo, que a história se assemelha DE CERTA FORMA com a história de Jesus. Mesmo que esse filme tenha causado certo abalado em quem o viu, certamente todos que assistiram-no aguardam a sua continuação.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (14/06/02)
De: rperina  responda a este comentário

Alguns menbros do congresso americano tem se preocupado muito com um novo problema nestes tempos: a realidade virtual.
A tecnolgia esta propiciando a criação de realidades que só se encontram na mentes de muitas pessoas e que não podem ser realizadas em vida, por leis que regulam ou impedem a sua realização, por exenplo, a pedofilia, etc.
O filme Matrix abre diálogo, asim como outros do gênero, a desvendarmos o que vem a ser a realidade.
O que diria o filosofo Decart.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (24/07/02)
De: broops  responda a este comentário

Não acredito que seja uma lavagem cerebral.
O filme é meio ambíguo mas se você procurar informações sobre virtualidade você vai entender melhor o que o filme tem de informação.
Para quem entende de informática, esse filme é uma obra-prima sobre o assunto.
Se pararmos para pensar sobre os micros, eles fazem parte de nossa rotina, ou melhor conquistando (dominando) o mundo.
O que falta para esse filme tornar uma realidade é os micros comandarem nossas vidas. Algo utópico mas não impossível, só falta alguém fazer isto possível.
Todo o micro foi formulado através de fuga da realidade, ou melhor, tudo o que existe hoje foi feito através de sonhos e nos levando ao infinito.
Com o micro ficando cada vez mais acessível e entrando em nossa rotina, é complicado viver sem ele. Hoje já se encontra pessoas que vão para todo lugar com seu chip (cel, laptop, desktop...).
Ficar sem ele, é voltar ao mundo arcaico.
Para alguém se tocar que sua vida está toda voltada para um chip, é complicado. E você decide sair dessa vida se quiser.
Na verdade os micros são uma lavagem cerebral. Nos enchem de informações falsas ou verdadeiras e você define em que acreditar.
Quando você entende seus códigos tudo parece uma lógica e as barreiras se quebram.
A virutalidade é algo que poderia ser criticado. Se você entra nela você não consegue mais definir o que é real. Você não consegue tirar sua atenção e passa a vida inteira pensando naquilo.
Se alguém puder conter o poder dos micros eu estou dentro.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (25/07/02)
De: shmonteiro  responda a este comentário

Que bom saber que n sou o único que pensa como no filme...
Sai do cinema pasmo com o que tinha acabado de assistir, pois eu já tinha tido a mesma sençassao, ou seja, algo nos controlando e nos sugando... já estava me sentido paranóico... hoje sei que n sou paranóico e sim um aspirante autor...
Concordo com a opiniao do nosso amigo inclussivenos efeitos, e se tratando de ficção, pode se dizer que n é um filme apelativo.
Grato,
Sérgio

Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (03/04/03)
De: frbianchi  responda a este comentário

Será que as pessoas que assistem Matrix realmente passam a pensar dessa forma? Isso não é lavagem cerebral! Qual a intenção de criar uma ficção para fazer as pessoas pensar que aquilo é real? Já pensou nisso? A resposta para isso é: fidelização. Não confunda as coisas, o trabalho de marketing por trás do filme e a ausência de filmes concorrentes com a mesma qualidade é que faz o filme virar um fenômeno. Não se preocupe, eles não vão dominar o mundo.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (29/05/03)
De: pris_bravo  responda a este comentário

Na verdade achei o filme Matrix muito bom. Mas é claro que existem pessoas que "acreditam em um mundo de fantasias" (seja qual for a fantasia) e não se dão conta de que tudo isso é irreal, por mais real que possa parecer...
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (13/06/03)
De: celao1977  responda a este comentário

Muito interessante o comentários. A vida so ser humano tem sido uma parte real, que é aquilo que vivemos no dia-a-dia e uma parte virtual, que é ser ou ter aquilo que não pode ou no momento é impossível. Esses dois tipos de "vida", nos leva quase que a loucura, muitas vezes nos perguntamos onde estamos vivendo? Será que isso que eu fiz foi real ou virtual.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (10/11/03)
De: amorphis_7  responda a este comentário

MATRIX é "o filme" mais completo que o cinema produziu. Ele lhe instiga a pensar se você não passou toda a sua vida distraído ou à deriva, achando que ela era só isso que você pensava dela.Sei que você esta aí com medo ou com preguiça (que são as duas maiores barreiras da humanidade para a nossa evolução), mas pense, "free your mind!!!" experimente tomar a pílula vermelha. Se poder!!!
Re: MATRIX - No uma lavagem cerebral, e sim uma visão maior da existencia. (04/03/04)
De: jcorlett  responda a este comentário

Certamente após assistir o filme o espectador fica se perguntando sobre a realidade. Mas desde quando isso é um mal?
Não se trata de uma lavagem cerebral e sim sobre o levantamento sobre a realidade.

Esse filme além de nos deixar empolgados com os vôos e golpes "maneríssimos"
nos desprende de apenas um único conceito imposto pelo meio e abre as portas para a reflexao sobre nosso universo.

As pessoas não sairão do cinema preocupadas se há máquinas nos controlando, e sim com a idéia de que o que existe não é apenas o que se vê dia-a-dia, ou você acha que o universo saiu do nada?

"Conhece-te a ti mesmo", a frase da porta da cozinha da oráculo induz que temos que nos perguntar sobre nós questionar o que somos e por quê vivemos.

Cito o "mito da caverna" o qual pessoas viviam presas a correntes em uma caverna escura com sombras passando na parede, e achavam que a realidade era aquilo. Um deles se desprende e consegue enchergar o mundo do lado de fora e quando volta seus companheiros não acreditam e o chamam de louco.

Isso é filosofia, questionar a existência para enxergar além. Se não fosse esse pensamento ainda acreditariamos que as tempestades, o fogo, a noite e o dia, eram deuses que se manisfestavam à nossa frente.

Grato pela conversação.
Re: MATRIX - Não uma lavagem cerebral, e sim uma visão maior da realidade. (04/03/04)
De: jcorlett  responda a este comentário

Certamente após assistir o filme o espectador fica se perguntando sobre a realidade. Mas desde quando isso é um mal?
Não se trata de uma lavagem cerebral e sim sobre o levantamento sobre a realidade.

Esse filme além de nos deixar empolgados com os vôos e golpes "maneríssimos"
nos desprende de apenas um único conceito imposto pelo meio e abre as portas para a reflexao sobre nosso universo.

As pessoas não sairão do cinema preocupadas se há máquinas nos controlando, e sim com a idéia de que o que existe não é apenas o que se vê dia-a-dia, ou você acha que o universo saiu do nada?

"Conhece-te a ti mesmo", a frase da porta da cozinha da oráculo induz que temos que nos perguntar sobre nós questionar o que somos e por quê vivemos.

Cito o "mito da caverna" o qual pessoas viviam presas a correntes em uma caverna escura com sombras passando na parede, e achavam que a realidade era aquilo. Um deles se desprende e consegue enchergar o mundo do lado de fora e quando volta seus companheiros não acreditam e o chamam de louco.

Isso é filosofia, questionar a existência para enxergar além. Se não fosse esse pensamento ainda acreditariamos que as tempestades, o fogo, a noite e o dia, eram deuses que se manisfestavam à nossa frente.

Grato pela conversação.
MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (pra quem naum refrete...) (16/07/04)
De: xande_roch  responda a este comentário

Matrix não é um filme pra pessoas que apenas vão aos cinemas por lazer. Acima de tudo, é um filme de filosofia moderna aplicada. A reflexão a respeito de idéias e conceitos novos, bem como as alusões aos já existentes, assim como a sua interação no enredo do filme provocam pensamentos aterradores em todos. Mas essa história de lavagem cerebral não cola. A mente humana só pode ser influenciada se seu dono abrir as portas. Alguns momentos de meditação a respeito daquilo que nos aterroriza são suficientes para avaliar se os medos são plausíveis ou exagerados. Assim, Matrix é um desencadeador de pensamentos, que se deixados correr livremente, sem qualquer tipo de rédea pode ser sim fatal, mas apenas àqueles que assim se permitem. Lavagem cerebral não existe. Existe apenas deixar-se influenciar incontinenti por idéias alheias. Isso pode ser nocivo...
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral ????? (02/08/04)
De: neogil  responda a este comentário

No meu ponto de vista, o filme matrix, trouxe a tona, uma especie de ficção jamais vista em filme algum, o que o filme demonstra é algo que nos faz pensar se o que vivemos é real ou não, mas não podemos transplanta-lo como uma lavagem cerebral, pois quem ver o filme apenas por seus efeitos especiais não entende realmente o conceito que ele tras a tona, pois ele se sobressai como algo novo, que nos leva a utilizar nossa imaginação para algo quase que impossivel, mas que pode ter um fundo de verdade, pois até hoje não nosa foi provado realmente nem como o ser humano existiu, existem muitas teorias, mas nenhuma realmente plausivel, como podemos saber se a mensagem do filme não tem um fundo de verdade.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (01/02/06)
De: seretti  responda a este comentário

E DAR A CARA PARA BATER.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (07/06/06)
De: romero2006  responda a este comentário

sinceramente não concordo com a idéia, de lavagem cerebral. Na minha opinião o filme é muito bom, desde o "planeta dos macacos" e "blade runner", este tem sido um dos poucos filmes onde o erredo esta "ancorado".
agora o filme é um filme, e como tal deve ser encarado, ou seja, é para diversão, pura e somente entretenimento.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (23/10/07)
De: mikebc  responda a este comentário

Fora os efeitos visuais, não vejo muitas novidades, o tema já foi explorado em outros filmes como 13. andar.
De positivo entendo que Matrix resgata o binômio ficção e filosofia, abandonado com o advento de Star War. De certa forma nos leva a repensar nossos objetivos nessa vida, notando-se influências de religiões como o hinduísmo, que prega que esta vida é uma ilusão criada por Maia.
Re: MATRIX - Magnífica Lavagem Cerebral (25/04/08)
De: bichosolto  responda a este comentário

Como é que pode uma pessoa que me parece ser inteligente, culta, bem informada, ficar em dúvida quanto à sua realidade ao sair do cinema, após assistir esse excelente filme de FICÇÃO que é Matrix?
Por mais realístico que seja, não passa de um filme. Ou melhor, para não parecer muito simplista, eu diria que é uma obra de arte cinematográfica, em termos de evolução técnica, haja vista os efeitos especiais impressionantes para a época. Caro autor desse comentário, não se esqueça que 80% do filme foi produzido em computador, com base numa criação da mente humana, não em evidências reais, embora tenham sua cota de "participação" no filme..."Lavagem cerebral"...que exagero!
Mas, meus parabés pela opinião bem formulada. Abçs.
34 comentários
voltar
 AVALIE A OPINIÃO
Altamente recomendada Altamente recomendada
Muito recomendada Muito recomendada
Recomendada Recomendada
Pouco recomendada Pouco recomendada
Não recomendada Não recomendada
Ocultar seu login no sumário da opinião
 SUMÁRIO
Opinião altamente recomendada por:

171 membros

Opinião muito recomendada por:

14 membros

Opinião recomendada por:

14 membros
1 membro oculto


Opinião pouco recomendada por:

2 membros
5 membros ocultos


Opinião não recomendada por:

6 membros
6 membros ocultos

ver membrosver membros
 DENUNCIE ABUSOS
Ajude a controlar a qualidade de nossos servios denunciando opinies e comentrios que infrinjam as regras do Ivox.
prosseguirprosseguir
 


© Copyright 2000-2008 - Uma empresa Zura!
Sites parceiros: Octopop